Fechar
Corrida da Vila Santa Helena
 
MACOFEL Material para Construção

Busca no Site

Parapuã e Região - sexta, 25 de julho de 2014
 
Agora o Parapuã.net está no FACEBOOK!
FrutiPolpa
 

Notícias/Acontece

Lei proíbe uso de telefone celular em agências bancárias

Banco pode ser multado em mais de R$ 2 mil.

FEBRABAN

A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos declara que a medida que proíbe o uso de celulares dentro de agências bancárias contribui para combater o crime conhecido como “saidinha de banco”, embora não resolva o problema totalmente. Isso porque esse tipo de crime ocorre em vias públicas, fora das agências bancárias, algumas vezes em locais até bem distantes, alimentando os dados de criminalidade. 

Já dentro das agências bancárias, o número de assaltos vem caindo consistentemente ao longo dos anos. De 2000 para 2010 houve uma queda de 82%, de 1903 ocorrências para 337. Já em comparação ao primeiro semestre de 2010, com 206 assaltos a banco registrados no Brasil, houve uma queda considerável em 2011, com 192 assaltos registrados no mesmo período. 

Portanto, somente proibir o uso do celular é insuficiente para combater a “saidinha”. É fundamental promover ações conjuntas entre bancos, órgãos do poder público, municipal ou estadual, e a sociedade, de combate a essa modalidade de crime, devendo a questão ser tratada sob o foco da segurança pública. Os bancos brasileiros há anos atuam em estreita parceria com governos, Polícias (Civil, Militar e Federal) e com o Poder Judiciário, para combater os crimes e propor novos padrões de proteção, muitos deles resultantes dos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Segurança Bancária da FEBRABAN, da qual participam representantes das principais instituições financeiras do País. 

Implementação da Lei– Nos próximos dias, a FEBRABAN e a Prefeitura de São Paulo realizarão um encontro para discutir a regulamentação da Lei que foi sancionada na última sexta-feira pelo prefeito Gilberto Kassab. Nas localidades onde a lei já existe, a FEBRABAN tem orientado os bancos associados a fazer a divulgação da proibição do uso do celular por meio de cartazes, ressaltando a importância da medida. Se o cliente insistir, um funcionário pode adverti-lo, mas as instituições não têm poder legal de polícia para proibir ou para apreender um celular de alguém que esteja dentro de uma agência. 

Serviços – Para evitar os crimes de saidinha, os bancos recomendam evitar saques em quantias elevadas e oferecem diversas opções aos clientes que precisam efetuar pagamento de contas ou transferência de recursos. São eles: 

DOC - Documento de Crédito, que pode ser feita por telefone ou pela Internet; 
TED – Transferência Eletrônica Disponível que pode ser feita por telefone ou pela Internet, na maioria dos casos; 
Cheque 
Cartão de Crédito 
Cartão de Débito 
Internet Banking 
Operações por Telefone.
 

Vereador Paulo Roberto Martins (PP) Dentista Andre Ruiz DJ Bruno Balbo Teste CLASSIFICADOS GRÁTIS
 
CLASSIFICADOS GRÁTIS
Anuncie AQUI!
 
 
Copyright © 2010 à 2014 Parapuã.net - Todos os direitos reservados.